
Taxonomia de Risco
A taxonomia de riscos para o Grupo EDP agrega, numa perspetiva integrada e de linguagem comum, os vários mapeamentos de risco existentes ao nível das várias Unidades de Negócio do Grupo, estando estruturada em torno de quatro grandes famílias: estratégicos, negócio, financeiros e operacionais.
1.
Estratégico e ESG
Estratégico
ESG
2.
Negócio
Mercado energético
Regulação
3.
Financeiro
Mercados financeiros
Crédito e contraparte
Liquidez/ Solvência
Responsabilidades
sociais4.
Operacional
Ativos físicos
Execução de processos
Sistemas
Legal & Compliance
Riscos Estratégicos e ESG
O Grupo EDP monitoriza de forma próxima e reporta os riscos de natureza estratégica e ESG, uma vez que entende que estes podem, caso se materializem, ter um impacto significativo, maioritariamente no médio e longo prazos. Os riscos de natureza estratégica e ESG podem desagregar-se em duas naturezas distintas:
- Estratégica
- ESG
Riscos de negócio
Os riscos de negócio agregam todos os fatores de risco intrinsecamente ligados à remuneração da atividade core do Grupo EDP na produção, trading, distribuição e comercialização de energia, nas várias geografias e mercados onde atua. Os riscos de natureza de negócio podem desagregar-se em dois tipos distintos:
- Mercados de energia
- Regulação
Riscos Financeiros
Os riscos financeiros agregam os fatores de risco de mercado complementares aos do negócio de energia (não operacionais) do Grupo EDP nas várias geografias e mercados onde atua. Os riscos de natureza financeira podem discriminar-se em quatro naturezas distintas:
- Mercados financeiros
- Crédito e contraparte
- Liquidez/ solvência
- Responsabilidades sociais
Riscos Operacionais
Os riscos operacionais agregam os fatores de risco complementares aos do negócio de energia e financeiros do Grupo EDP nas várias geografias e mercados onde atua, associados ao planeamento, construção e operação de ativos físicos, execução de processos, sistemas e contencioso jurídico e compliance. Os riscos de natureza operacional podem desagregar-se em quatro naturezas distintas:
- Ativos físicos
- Sistemas
- Execução de processos
- Legais & Compliance